UFJF PISM 2018 - Gabaritos do 2º dia

10/12/2017 - Confira o Gabarito do 1º dia



Gabaritos do 2º dia do Programa de Ingresso Seletivo Misto PISM 2018 da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF




Pism 2018 termina com balanço positivo e recorde de candidatos

Edição deste ano bateu o recorde de inscritos, contabilizando mais de 29 mil candidatos

Chegou ao fim a sequência de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2018, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), neste domingo, 10. A edição desse ano foi a maior da história, batendo recorde de candidatos. As inscrições superaram o número de 29 mil participantes, que tentam o ingresso no ensino superior. As provas foram realizadas nas cidades de Juiz de Fora (MG), Governador Valadares (MG), Muriaé (MG) e Volta Redonda (RJ). Em Juiz de de Fora, além do campus e do Hospital Universitário da UFJF, vinte escolas receberam o exame.

Ao todo, são 2.323 vagas distribuídas entre os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, em 72 cursos diferentes, disputadas pelos 5.996 candidatos do módulo III. O módulo I do programa recebeu o maior número de inscritos, 14.355, enquanto o módulo II, 9.245. As vagas correspondem a 50% do total oferecido pela UFJF; a outra metade é destinada às inscrições por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Gabaritos e resultados

Os gabaritos das provas objetivas dos dois dias podem ser acessados no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). Também serão disponibilizadas as notas das provas do módulo III, no dia 1 de fevereiro de 2018, a partir das 15h, no mesmo endereço eletrônico. O resultado final do último módulo será divulgado no dia 8 de fevereiro de 2018. Já as notas referentes aos módulos I e II podem ser acessadas online a partir do dia 8 de março de 2018. O resultado final sai no dia 15 de março, também a partir das 15h.

Já os recursos das provas do Pism podem ser feitos a partir desta segunda-feira, 11, um dia após o término das provas. Nesta data, o formulário necessário para realizar o recurso será disponibilizado no site da Copese.

Candidatos ausentes 

De acordo com dados da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFJF, o percentual de faltas fechou em 7,85%, referentes aos 29.606 inscritos no total. O módulo com mais candidatos ausentes foi o primeiro, com 9,9% de faltas de um total de 14.355 inscritos.

Do número total de candidatos, mais de 21 mil realizaram a prova em Juiz de Fora. O campus base recebeu 8.508 participantes, enquanto 13.358 realizaram as provas em escolas distribuídas pelo município. Ao todo, 7,95% não compareceram às provas em Juiz de Fora. Já em outras cidades nas quais o Pism também foi aplicado — Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda –, 7,55% dos 7.740 inscritos faltaram.

Provas e pontuação

O Pism divide o conteúdo do ensino médio em três módulos, que são aplicados ao final do ano letivo, de acordo com a etapa de aprendizagem que o aluno está cursando. Os valores, em geral, variam de uma edição para a outra, conforme o desempenho e a modalidade de concorrência escolhidos.

No primeiro dia, os participantes dos dois primeiros módulos fizeram prova objetiva e discursiva de língua portuguesa, química, matemática e geografia, sendo cinco questões objetivas e duas discursivas para cada conteúdo. Já no segundo dia, os exames objetivos e discursivos cobraram literaturas, biologia, física e história, com cinco questões objetivas e duas discursivas para cada.

Os candidatos do módulo III fizeram, no primeiro dia, prova objetiva de língua portuguesa, literaturas, biologia e matemática e provas discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido. No segundo dia, os participantes realizaram prova objetiva de física, química, geografia e história e discursiva de acordo com sua área de opção de curso. 

Entenda como funciona a pontuação

A nota máxima possível no Pism é 1.300 pontos. Para a pontuação final, vale o somatório das notas dos três módulos multiplicadas pelos respectivos pesos, conforme fórmula a seguir:

Pontuação Final = (Módulo I) × 2 + (Módulo II) × 3 + (Módulo III) × 5

Outras informações:


(32) 2102-3911 – Central de Atendimento da UFJF


FONTE: UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UNESP Vestibular 2024

ENEM 2022 - Gabaritos

IFNMG PS 1/2023

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UNESP Vestibular 2024