UEPA Prise e Prosel 2013 - Gabarito da 3ª Etapa


Uepa
Processos Seletivos 2013

Uepa realiza neste domingo última etapa dos Processos Seletivos



Mais de 13,2 mil candidatos continuam na disputa pelas 3.262 vagas, ofertada em 23 cursos de graduação nos Processos Seletivos 2013 - Prise e Prosel.

Neste domingo (16), 13.286 candidatos participam da terceira e última etapa dos Processos Seletivos 2013 da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Estão sendo ofertadas 3.262 vagas em 23 cursos de graduação.

Dos candidatos, 8.056 candidatos foram classificados pela modalidade Processo Seletivo (Prosel) para última etapa e outros 5.230 pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise – Subprograma XIV). 

As provas foram realizadas em Belém e em outros 25 municípios do Pará. Ao todo, são 35 locais de prova destinados aos candidatos do Prosel e do Prise. Dos campi da Uepa, o que reúne o maior número de candidatos - 936 - é o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no bairro do Telégrafo. 

Os candidatos tiveram cinco horas para responder 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Será eliminado quem obtiver menos de 12 pontos na prova objetiva e menos de 6 pontos na prova de redação. 

Os Processos Seletivos da Uepa também estão se aperfeiçoando. Este ano, os candidatos com comprovada deficiência auditiva tiveram duas horas a mais para responder as questões do certame, com encerramento da prova para às 15 horas. Além disso, o comando da redação para estes candidatos foi traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a língua nativa dos surdos, por um professor do Curso de Letras/Libras. 

A Uepa já oferece suporte especial para realização das provas também por meio de interpretes de libras, braile e provas ampliadas. Os candidatos que possuem algum tipo de deficiência e solicitaram atendimento especial foram lotados no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no bairro do Marco.

Concorrência

Nesta etapa do Prosel, o curso mais concorrido na capital é o de medicina com 286 candidatos disputando as 50 vagas ofertadas. A relação é de 5,72 candidatos por vaga. 

Em segundo lugar, o Curso de Bacharelado em Design (Noturno) apresentou uma relação de 5,70 candidatos para cada uma das 20 vagas ofertadas. Já o Curso de Licenciatura em Educação Física (1º Semestre/Matutino) figura como a terceira graduação mais concorrida com 72 candidatos disputando 13 vagas, perfazendo uma relação de 5,54 por vaga. 

Na modalidade Prise, o curso de Educação Física 2º semestre noturno, em Belém, é o que lidera a concorrência com uma relação de 10,54 candidatos por vaga. São 137 candidatos na disputa pelas 13 vagas ofertadas neste período. Em seguida, aparecem os cursos de Engenharia Ambiental (Matutino) e o de Engenharia de Produção (Matutino), ambos em Belém, cuja concorrência é de 10,30 candidatos por vaga. O terceiro curso mais concorrido é o de Educação Física, 2º semestre, vespertino, que tem uma demanda de 9,85 candidatos por vaga. 

O curso de medicina em Marabá é uma das grandes novidades do Processo Seletivo 2013 da Uepa. Serão 20 vagas divididas entre Prosel e Prise, com início das aulas a partir do 2º semestre do ano que vem. O curso chega à região sul do Pará para fortalecer a formação de mão-de-obra qualificada na área da saúde. Para o Prosel, foram mais de 1,8 mil candidatos inscritos, entretanto, com o ‘corte’ da primeira e da segunda etapa 56 candidatos estão na disputa por uma das dez vagas. Já no Prise, 95 candidatos disputam as vagas restantes, perfazendo uma relação de 9,5 candidatos por vaga.

Novidades

Além da Medicina, em Marabá, a novidade deste ano é a implantação do curso de Licenciatura em Geografia, em Barcarena. Outra mudança é que o curso de Tecnologia Agroindustrial, que antes possuía duas habilitações (alimentos e madeira), passou por uma reformulação e agora será ofertado em duas graduações diferentes: Engenharia Florestal e a de Tecnologia de Alimentos. 

Nos municípios de Cametá, Castanhal, Redenção e Salvaterra serão ofertadas vagas para o curso de Tecnologia de Alimentos. Em Paragominas, para o de Engenharia Florestal. Já nas cidades de Belém e de Marabá serão abertas turmas para as duas graduações.

Recorde

No Processo Seletivo 2013 da Uepa estão sendo ofertadas 3.262 vagas em 23 cursos de graduação. Estas vagas são divididas igualitariamente entre as duas modalidades de acesso. Ou seja, 1.631 vagas para o Prise e 1.631 vagas para o Prosel. Este ano, foram 106.604 candidatos inscritos. Destes, 53,2 mil concorreram pelo Prosel. Já no Prise, são 32, 4 mil inscritos na primeira etapa, 15,6 mil na segunda etapa; e 5,2 mil na terceira etapa.

Serviço: Site da Uepa (www.uepa.br). Informações: (91) 3299-2216 ou daa@uepa.br.

Comentários

Anônimo disse…
A questão 49 (espanhol) tá errada.

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

PREVUPE 2023

UFRR Vestibular 2024

IFPI Vestibular 2023/1

UFOPA PSR 2023

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023